ESCOLA ESTADUAL ARACY EUDOCIAK
DISCIPLINA
- EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº
ROBERTO – TURMA EJA
UNIDADE
– 5
CONTEÚDO:
Conhecimento sobre o corpo: O corpo e a mídia – uma produção estética; o corpo
e o trabalho; Fisiologia e Anatomia do corpo humano.
O CORPO HUMANO
A
Educação Física constitui-se de uma gama ampla de conhecimentos (fisiológicos,
históricos, psicológicos, sociológicos, antropológicos, entre outros), mas
geralmente, o que se observa na prática educacional deste componente
curricular, são aulas desenvolvidas e/ou dirigidas com enfoque fisiológico, o
qual prioriza atividades e contextos relacionados ao gasto calórico, frequência
cardíaca, processos metabólicos, frequentemente circunscritos ao âmbito do
esporte.
O
corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse
fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis
definições para o corpo como seu objeto de estudo. Platão definiu o homem
composto de corpo e alma. A teoria filosófica de Platão baseia-se fundamentalmente
na cisão entre dois mundos: o inteligível da alma e o sensível do corpo.
Para
René Descartes, filósofo francês, o corpo enquanto organismo é uma máquina
tanto que tem aparelhos, enquanto Baruch de Espinoza, filósofo holandês,
objetivando desconstruir o dualismo mente/corpo e outras oposições binárias do iluminismo
como natureza/cultura, essência/construção social, concebe o corpo como tecido
histórico e cultural da biologia.
Um
Modelo mais atual é o Biopsicossocial, essa perspectiva que tem se afirmado
progressivamente proporciona uma visão integral do ser e do adoecer que
compreende as dimensões física, psicológica e social. Tem a referencia ao
modelo de formação onde se coloca a necessidade de que o individuo, além do
aprendizado e evolução das habilidades técnico-instrumentais, evolua, também,
as capacidades relacionais que permitem o estabelecimento de um vínculo
adequado e uma comunicação efetiva.
O CORPO E A MÍDIA
Há nas sociedades contemporâneas uma
intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente
preocupação com a imagem e a estética. Entendida como consumo cultural, a
prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa
todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança
mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo
francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o
consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário,
higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se
distinguir dos demais indivíduos.
Nas sociedades modernas há uma
crescente preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo
de cosméticos, impulsionados basicamente pelo processo de massificação das
mídias a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha mais espaço, principalmente
nos meios midiáticos. Não por acaso que foi nesse período que surgiram as duas
maiores revistas brasileiras voltadas para o tema: “Boa Forma” (1984) e “Corpo
a Corpo” (1987). Com a difusão global e intensa da informação, a imagem
corporal vem sofrendo intervenções variadas, que estão mais ligadas ao
marketing do que à própria estrutura étnica de cada grupo. Fronteiras sociais e
padrões estéticos anteriormente estabelecidos perderam seus limites. Em um
passado não muito remoto, a identidade grupal era mais facilmente preservada,
pois a distância geográfica mantinha os grupos relativamente isolados, pois não
vivíamos em uma aldeia global.
Da mesma forma, podemos pensar em
relação à televisão, que veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais
variados formatos de programas, peças publicitárias, novelas, filmes etc. Isso
nos leva a pensar que a imagem da “eterna” juventude, associada ao corpo
perfeito e ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo
de maneiras diferentes diversos estilos de vida. Nesse sentido, as fábricas de
imagens como o cinema, televisão, publicidade, revistas etc., têm contribuído
para isso. Propagandas veiculadas nessas mídias estão o tempo todo tentando
vender o que não está disponível nas prateleiras: sucesso e felicidade.
Disfunções Alimentares
Considera-se
uma disfunção
ou um transtorno alimentar
qualquer alteração relacionada à alimentação de alguém. Esta alteração pode ser
devida a fatores metabólicos ou psicológicos. A faixa etária mais atingida é a
adolescência, tanto devido às adaptações sofridas no corpo quanto a
fatores sociais e emocionais envolvendo a convivência na família, na escola, no
trabalho, etc. Porém, outras faixas etárias também são atingidas pelas mesmas
doenças.
As
disfunções alimentares ganharam maior destaque na mídia e conhecimento popular
por conta de casos de adolescentes que, sem controle alimentar, tiveram sérios
problemas de saúde, chegando até a haver casos de morte. As disfunções mais
conhecidas são: a bulimia, a anorexia, a obesidade e a desnutrição. Mais
recentemente tornaram-se também ameaças a ortorexia e a vigorexia.
Desnutrição
Esta,
pode-se dizer que é a única das doenças acima citadas da qual o indivíduo é
completamente vítima. Não acontece por escolha, mas devido à situação socioeconômica em que ele se encontra.
É
uma doença causada por uma dieta inapropriada para as necessidades físicas do
indivíduo. Nela há a ausência da quantidade de calorias e de proteínas
necessárias ao bom funcionamento do corpo. Acontece principalmente em pessoas
de baixa classe social e em crianças de países subdesenvolvidos, mas pode
acontecer também como consequência da anorexia.
Anorexia e Bulimia
A
anorexia
é frequentemente associada à bulimia,
podendo ocorrer ao mesmo tempo em um indivíduo. A bulimia apresenta sintomas
similares aos da anorexia e é ainda mais comum, podendo atingir 1 em 4
adolescentes (moderadamente).
Estes
distúrbios alimentares vêm de uma insatisfação com a aparência física. A pessoa
enxerga-se sempre como se estivesse acima do peso, o que a torna dependente de
uma vida com privações, em busca de atingir o peso ideal. Ambos têm natureza
psicológica e devem ser tratados ao mesmo tempo por um médico especialista e um
psicólogo.
No
caso da Bulimia, podem acontecer os
seguintes sintomas (a maioria comportamental): a pessoa se alimenta ingerindo
uma quantidade exorbitante de alimento, compulsivamente, e após a ingestão seu
propósito é livrar-se dos alimentos ingeridos. Por se sentirem culpadas, as
pessoas podem tomar atitudes como ingerirem uma grande quantidade de laxantes e
diuréticos ou de remédios que induzem o vômito, jejuar por longos períodos ou
exercitar-se freneticamente em busca de queimar as calorias adquiridas.
A
perda de peso, porém, não é tão rápida, pois a pessoa continua se alimentando,
podendo assim viver anos com a doença sem que ninguém suspeite. Isso faz com
que o início do tratamento seja mais difícil e com que a recuperação da pessoa
seja mais lenta. Muitas vezes acontecem recaídas, a pessoa não admite ter a
doença, entre outras complicações.
No
caso da Anorexia, a pessoa é levada
a parar de ingerir alimentos quase completamente. Pode tomar atitudes como
pesar os alimentos, medir a quantidade de líquido que vai tomar etc. Além
disso, o corpo pode começar a rejeitar os alimentos e o vômito acontece de modo
não intencional logo depois que a pessoa se alimenta. Pode também sentir fortes
dores estomacais, rejeitando, ainda assim, alimentar-se. Alguns se recusam a
comer na frente de outras pessoas.
A
anorexia pode ser detectada de maneira mais fácil que a bulimia, pois a pessoa
apresenta uma perda de peso rápida e muito exagerada. O indivíduo pode enxergar
uma imagem distorcida de si, ou seja, mesmo tendo ficado esquálido ainda
continua a enxergar-se acima do peso.
Obesidade
É
um distúrbio caracterizado pelo excesso de peso no indivíduo. Este,
alimentando-se indiscriminadamente, adquire um peso muito acima do previsto
para a sua altura, idade e sexo e desenvolve, a partir daí, outras complicações
na sua saúde física e mental como: altas taxas de colesterol, diabete, problemas
de circulação, cardíacos e respiratórios, baixa autoestima, depressão, etc.
Na
maioria dos casos o indivíduo tem consciência do problema que adquiriu, por ser
muito aparente, mas sofre preconceitos e bullying,
o que dificulta a sua ida a um médico. É uma doença perigosa e que tem atingido
uma grande quantidade de pessoas no mundo afora, na maioria dos casos por falta
de balanceamento na alimentação e de atividades físicas.
Ortorexia
A
ortorexia é a obsessão por alimentos biologicamente puros, por uma alimentação
saudável, para conseguir manter uma dieta que considera correta, o ortoréxico
inicia uma busca obsessiva por regras alimentares. Qualquer item considerado
“impuro” como aqueles que contêm corantes, conservantes, pesticidas, gorduras
trans, excesso de sal ou açúcar e outros componentes é excluído da alimentação.
Na maioria das vezes até a forma de preparo e os utensílios usados fazem parte
das preocupações de quem tem ortorexia.
Vigorexia
A
vigorexia é a obsessão na busca por um corpo perfeito. Esta última tem atingido
mais aos jovens do sexo masculino, os quais, para atingir tal objetivo, acabam
por utilizar suplementos alimentares e esteróides,
associados a uma atividade física intensa. A ortorexia, apesar de ainda pouco
conhecida, é preocupante, pois ameaça a saúde do corpo e a saúde mental e
emocional das pessoas. A preocupação exagerada com o que irá comer desvia a
maior preocupação, que deveria ser com a saúde do corpo.
ANATOMIA
Anatomia humana
é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e
sistemas do corpo humano,
deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia.
O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que
são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são
formados de células.
Os
princípios de pesquisa podem ser a anatomia
descritiva, quando se analisa e descrevem-se os órgãos baseado nos tecidos
biológicos que o compõem ou pode ainda ser adotado o critério da anatomia topográfica, quando se
analisa e descrevem-se os órgãos com base em sua localização no corpo (região
corporal). É através da dissecação (ou dissecção) e de outras técnicas
adjacentes que se consegue visualizar, analisar e estudar cada parte do corpo
humano.
Grupos
regionais
Classicamente o corpo humano é dividido
em cabeça, pescoço, tronco e membros. Os livros de anatomia humana geralmente dividem o
corpo nos seguintes grupos regionais:
- Cabeça e pescoço — inclui
tudo que está acima da abertura torácica superior
- Membro superior — inclui a mão, antebraço,
braço, ombro, axila, região peitoral e região escapular.
- Tórax — é a região do peito compreendida entre a abertura torácica superior e o diafragma torácico
- Abdômen — é a parte do tronco entre
o tórax e a pelve.
- Costas — a coluna vertebral e seus componentes, as vértebras e os.
- Pelve e períneo — sendo aquele a região de transição entre
tronco e membros inferiores e este a região superficial entre sínfise púbica e cóccix
- Membro inferior — geralmente
é tudo que está abaixo do ligamento inguinal, incluindo a coxa, articulação do quadril, perna e pé.
FISIOLOGIA
A fisiologia
vem do grego physis = natureza, função ou
funcionamento; e logos =
palavra ou estudo, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções
mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética,
a fisiologia estuda o funcionamento dos organismos, seja ele vegetal ou animal.
São estudados pela fisiologia: Respiração, Circulação, Reprodução,
Regulação hormonal, Digestão, metabolismo, Coagulação sanguínea, imunidade, equilíbrio
hidro-electolítico e regulação da temperatura.
GINÁSTICA
LABORAL
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos
realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de
melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e
algumas doenças ocupacionais. A ginástica se baseia basicamente em alongamentos
de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros
inferiores. Os tipos de alongamentos são diferentes para cada função exercida
pelo trabalhado, lembrando que é feita sempre orientada por um fisioterapeuta,
terapeuta ocupacional ou educador físico. Esse tipo de ginástica não é de
intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem
sobrecarrega o funcionário.
Benefícios da ginástica laboral
-
Alivia o estresse. - Melhora a postura do corpo. - Melhora a saúde. - Diminui o
sedentarismo. - Diminui as tensões adquiridas no trabalho. - Previne Lesões - Previne
doenças causadas por trauma cumulativo. - Aumenta a motivação.
Bibliografia
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