ESCOLA ESTADUAL ARACY EUDOCIAK
DISCIPLINA - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº ROBERTO CAVALHEIRO
TURMA 1, 2 e 3 EJA - NOTURNO
UNIDADE – C5
CONTEÚDO: Conhecimento sobre o corpo: O corpo e
a mídia – uma produção estética; o corpo e o trabalho; Fisiologia e Anatomia do
corpo humano.
O CORPO HUMANO
A
Educação Física constitui-se de uma gama ampla de conhecimentos (fisiológicos,
históricos, psicológicos, sociológicos, antropológicos, entre outros), mas
geralmente, o que se observa na prática educacional deste componente
curricular, são aulas desenvolvidas e/ou dirigidas com enfoque fisiológico, o
qual prioriza atividades e contextos relacionados ao gasto calórico, frequência
cardíaca, processos metabólicos, frequentemente circunscritos ao âmbito do
esporte.
O
corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse
fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis
definições para o corpo como seu objeto de estudo. Platão definiu o homem
composto de corpo e alma. A teoria filosófica de Platão baseia-se fundamentalmente
na cisão entre dois mundos: o inteligível da alma e o sensível do corpo.
Para
René Descartes, filósofo francês, o corpo enquanto organismo é uma máquina
tanto que tem aparelhos, enquanto Baruch de Espinoza, filósofo holandês,
objetivando desconstruir o dualismo mente/corpo e outras oposições binárias do iluminismo
como natureza/cultura, essência/construção social, concebe o corpo como tecido
histórico e cultural da biologia.
Um Modelo mais atual é o Biopsicossocial, essa
perspectiva que tem se afirmado progressivamente proporciona uma visão integral
do ser e do adoecer que compreende as dimensões física, psicológica e social. Tem
a referencia ao modelo de formação onde se coloca a necessidade de que o individuo,
além do aprendizado e evolução das habilidades técnico-instrumentais, evolua,
também, as capacidades relacionais que permitem o estabelecimento de um vínculo
adequado e uma comunicação efetiva.
O CORPO E A MÍDIA
Há
nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os
indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética. Entendida
como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como
preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias,
apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação
com a saúde.
Segundo
Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela
distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de
apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os
mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.
Nas
sociedades modernas há uma crescente preocupação com o corpo, com a dieta alimentar
e o consumo excessivo de cosméticos, impulsionados basicamente pelo processo de
massificação das mídias a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha mais espaço,
principalmente nos meios midiáticos. Não por acaso que foi nesse período que
surgiram as duas maiores revistas brasileiras voltadas para o tema: “Boa Forma”
(1984) e “Corpo a Corpo” (1987). Com a difusão global e intensa da informação,
a imagem corporal vem sofrendo intervenções variadas, que estão mais ligadas ao
marketing do que à própria estrutura étnica de cada grupo. Fronteiras sociais e
padrões estéticos anteriormente estabelecidos perderam seus limites. Em um
passado não muito remoto, a identidade grupal era mais facilmente preservada,
pois a distância geográfica mantinha os grupos relativamente isolados, pois não
vivíamos em uma aldeia global.
Da mesma forma, podemos pensar em relação à
televisão, que veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais variados
formatos de programas, peças publicitárias, novelas, filmes etc. Isso nos leva
a pensar que a imagem da “eterna” juventude, associada ao corpo perfeito e
ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo de
maneiras diferentes diversos estilos de vida. Nesse sentido, as fábricas de
imagens como o cinema, televisão, publicidade, revistas etc., têm contribuído
para isso. Propagandas veiculadas nessas mídias estão o tempo todo tentando
vender o que não está disponível nas prateleiras: sucesso e felicidade.
ANATOMIA
Anatomia humana
é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e
sistemas do corpo humano,
deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia.
O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que
são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são
formados de células.
Os princípios de pesquisa podem ser a anatomia descritiva, quando se analisa
e descrevem-se os órgãos baseado nos tecidos biológicos que o compõem ou pode
ainda ser adotado o critério da anatomia
topográfica, quando se analisa e descrevem-se os órgãos com base em sua
localização no corpo (região corporal). É através da dissecação (ou dissecção)
e de outras técnicas adjacentes que se consegue visualizar, analisar e estudar
cada parte do corpo humano.
Grupos regionais
Classicamente o corpo humano é dividido
em cabeça, pescoço, tronco e membros. Os livros de anatomia humana geralmente dividem o
corpo nos seguintes grupos regionais:
- Cabeça e pescoço — inclui tudo que está acima da abertura torácica superior
- Membro superior — inclui a mão, antebraço, braço, ombro, axila, região peitoral e região escapular.
- Tórax — é a região do peito compreendida entre a abertura torácica superior e o diafragma torácico
- Abdômen — é a parte do tronco entre o tórax e a pelve.
- Costas — a coluna vertebral e seus componentes, as vértebras e os.
- Pelve e períneo — sendo aquele a região de transição entre tronco e membros inferiores e este a região superficial entre sínfise púbica e cóccix
- Membro inferior — geralmente é tudo que está abaixo do ligamento inguinal, incluindo a coxa, articulação do quadril, perna e pé.
FISIOLOGIA
A
fisiologia vem do grego physis = natureza, função ou
funcionamento; e logos =
palavra ou estudo, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções
mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética,
a fisiologia estuda o funcionamento dos organismos, seja ele vegetal ou animal.
O nosso organismo realiza, a cada segundo,
milhares de diferentes reações químicas no interior de seus diferentes órgãos e
tecidos. Nessas reações estão incluídas as ações específicas de incontáveis
enzimas, hormônios e mediadores químicos da transmissão dos impulsos nervosos.
Há ainda todas as reações de síntese e desdobramento das mais variadas
substâncias que continuamente assimilamos ou eliminamos. São estudados pela
fisiologia: respiração, circulação, reprodução, regulação hormonal, digestão,
metabolismo,
coagulação
sanguínea, imunidade,
equilíbrio hidro-electolítico e regulação da temperatura.
Bibliografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário