terça-feira, 23 de abril de 2013


Projeto Cia da Leitura

Os alunos dos primeiros anos C e D, segundo A e terceiro A, da Escola Estadual Aracy Eudociak, elaboraram um projeto de leitura chamado “Cia da Leitura”, que será desenvolvido uma vez por bimestre na escola, incentivando os outros colegas a ler.
O projeto conta com a participação e coordenação do professor Robson de Almeida Andrade.
            Além de contar, ler e reler, os alunos querem mais: fazer um teatro com base em um dos livros lidos pelo grupo, a fim de motivar ainda mais o prazer pela leitura. O primeiro passo foi escolher o livro - Um amor para recordar de Nicolas Sparks -, o segundo foi reunir a turma para fazer uma dinâmica de grupo e, assim, estreitar o laço de amizade entre eles.
            A dinâmica, que foi realizada no dia 23 de abril de 2013, foi simples: em dupla, um aluno tinha que guiar o outro pela quadra da escola. O aluno que estava sendo guiado tinha que fechar os olhos e confiar no colega. A próxima foi ainda mais desafiadora: em dupla novamente, formou-se uma fila, um colega ficou na frente do outro, aquele que estava na frente tinha que “cair” para trás, soltando o peso do corpo para o outro aluno o segurar, evitando que quem estava na frente caísse no chão.
            A ideia disso é muito simples: fazer com que eles tenham confiança uns nos outros, pois um grupo desunido jamais chegará a algum lugar, logo o trabalho não terá sucesso. O princípio, também, é mostrar que precisamos da ajuda e colaboração dos outros, que precisamos trabalhar em grupo para conseguir o mesmo ideal, mesmo sendo num exercício simples como esse.


 Professor participando do projeto
 alunos participando

 parte da dinâmica em que o colega deve confiar plenamente no outro




segunda-feira, 22 de abril de 2013



Estudo dos Modelos Atômicos

Quando falamos de átomo, nos vêm à mente os diferentes modelos atômicos propostos ao longo da história da ciência. Os filósofos gregos primeiramente propuseram a idéia de que a matéria era formada de partículas bem pequenas e que estas partículas eram indivisíveis. Essas partículas foram denominadas de átomos.

Embora tenha ficado por muito tempo no esquecimento, a idéia de átomo, ou melhor, a idéia da existência de uma partícula que fosse indivisível, reapareceu nos estudos realizados sobre as reações químicas no século XIX.

Com a finalidade de explicar alguns fatos experimentais observados nas reações químicas, no ano de 1808, o cientista John Dalton introduziu a idéia de que todo e qualquer tipo de matéria seria formada por partículas indivisíveis, denominadas de átomos.

Com o passar do tempo, os estudos ficaram cada vez mais profundos na busca de uma explicação concreta um modelo atômico útil, pois um modelo só é útil enquanto explica de forma correta determinado fenômeno ou experimento sem entrar em conflito com experimentos anteriormente realizados.

Na busca por um modelo plausível, ou seja, um modelo que melhor explicasse tal fenômeno, vários modelos foram elaborados, sendo que somente três deles ganharam destaque. São os Modelos de Thomson, Rutherford e Bohr.
Com base nesses estudos os alunos do 1 anos desenvolveram pesquisa na sala de informática com auxilio do professor Edjunior J. Zigarte de química, após a pesquisa foi desenvolvido apresentação em slides, parodias e maquetes dessa forma utilizando a criatividade para desperta o interesse do conteúdo e melhorar o ensino