Alguns alunos do 1°C e 2°A do ensino médio,
movidos pelo gosto pela leitura, tiveram a idéia de incentivar os outros
colegas a lerem também. Então, logo pensaram em criar um projeto para
compartilhar experiências com os livros lidos. A proposta é simples: uma vez
por bimestre, os alunos vão expor os livros da biblioteca da escola no pátio e
motivar os amigos a pegarem um exemplar.
Cada
participante do projeto, que tem o nome de “Cia da Leitura”, escolheu um livro
para ler e depois contar ao grupo sobre a história, assim, além de desenvolver
a imaginação, raciocínio, concentração, gosto pela leitura e oralidade,
estariam também criando mais afinidade com a equipe.
O motivo
pelo qual cada um, inclusive o professor responsável pelo projeto, e também coordenador
de área de Língua Portuguesa, Robson de Almeida Andrade, também leu um exemplar,
foi para servir de exemplo para os estudantes da escola, pois assim, todos irão
participar do projeto através da própria leitura e distribuição dos livros,
alunos e professores juntos estão servindo de exemplo para toda a escola.
Percebe-se
que a maior dificuldade das pessoas hoje é argumentar. Isso acontece porque
elas não possuem o conhecimento sobre o tema que está discursando,
principalmente numa redação do ENEM, numa briga de casais, numa conversa com os
amigos... que a pessoa não tem, ou não sabe, como defender o que acredita. E
para ela ter o conhecimento para sustentar o ponto de vista ao longo da fala,
uma das maneiras, senão a principal, de aquisição de conhecimento, é a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário