segunda-feira, 22 de abril de 2013



Estudo dos Modelos Atômicos

Quando falamos de átomo, nos vêm à mente os diferentes modelos atômicos propostos ao longo da história da ciência. Os filósofos gregos primeiramente propuseram a idéia de que a matéria era formada de partículas bem pequenas e que estas partículas eram indivisíveis. Essas partículas foram denominadas de átomos.

Embora tenha ficado por muito tempo no esquecimento, a idéia de átomo, ou melhor, a idéia da existência de uma partícula que fosse indivisível, reapareceu nos estudos realizados sobre as reações químicas no século XIX.

Com a finalidade de explicar alguns fatos experimentais observados nas reações químicas, no ano de 1808, o cientista John Dalton introduziu a idéia de que todo e qualquer tipo de matéria seria formada por partículas indivisíveis, denominadas de átomos.

Com o passar do tempo, os estudos ficaram cada vez mais profundos na busca de uma explicação concreta um modelo atômico útil, pois um modelo só é útil enquanto explica de forma correta determinado fenômeno ou experimento sem entrar em conflito com experimentos anteriormente realizados.

Na busca por um modelo plausível, ou seja, um modelo que melhor explicasse tal fenômeno, vários modelos foram elaborados, sendo que somente três deles ganharam destaque. São os Modelos de Thomson, Rutherford e Bohr.
Com base nesses estudos os alunos do 1 anos desenvolveram pesquisa na sala de informática com auxilio do professor Edjunior J. Zigarte de química, após a pesquisa foi desenvolvido apresentação em slides, parodias e maquetes dessa forma utilizando a criatividade para desperta o interesse do conteúdo e melhorar o ensino
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário