ESCOLA
ESTADUAL ARACY EUDOCIAK
DISCIPLINA
- EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº
ROBERTO – TURMA EJA
UNIDADE
– 8
CONTEÚDO: Atividades rítmicas e expressivas –
ritmos brasileiros; ritmos mundiais; os ritmos para a mídia; a expressividade
humana – “homem não chora?”; Atividades expressivas e a mídia.
ATIVIDADES
RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
Observamos que em todas as práticas da cultura
corporal do movimento possuem expressividade e ritmo. Em relação à expressão,
essas práticas se constituem em códigos simbólicos, por meio dos quais a vivência
individual do ser humano possibilita o compartilhamento dos valores e conceitos
do ambiente sócio cultural, além da comunicação por gestos e posturas.
Em relação ao ritmo, desde a respiração até a
execução de movimentos mais complexos, requerem um ajuste com referência no
espaço e no tempo, envolvendo, portanto, um ritmo ou uma pulsação. As manifestações da cultura corporal utiliza ritmos, sons e
música na construção das manifestações. Trata-se especificamente das danças,
mímicas e brincadeiras cantadas. Nessas atividades rítmicas e expressivas
encontram-se mais subsídios para enriquecer o processo de informação e formação
dos códigos corporais de comunicação dos indivíduos e do grupo.
A diversidade cultural que caracteriza o nosso país
tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo
leque de possibilidades de aprendizagem. Todas as culturas têm algum tipo de manifestação
rítmica e expressiva, no Brasil existe uma riqueza muito grande dessas
manifestações. Danças trazidas pelos africanos na colonização, danças relativas
aos mais diversos rituais, danças que os imigrantes trouxeram em sua bagagem,
danças que foram aprendidas com os vizinhos de fronteira. As brincadeiras de
roda e as cirandas também são uma boa fonte para atividades
rítmicas.
ATIVIDADES
EXPRESSIVAS E A MÍDIA
Na era do computador e da
televisão, a escola torna-se lugar de reagrupamento e comunicação, no qual a
individualização e o parcelamento dos conhecimentos vão poder corrigir-se e
unificar-se, porque a multiplicação dos meios de informação não leva a um
aumento da comunicação entre as pessoas, mas a um aumento das recepções individuais
de mensagens, onde cada indivíduo transforma-se em uma esfera receptora autossuficiente. A cultura
jovem é cada vez mais uma cultura áudio visual, que vem modelando nas novas
gerações outros comportamentos intelectuais e afetivos, novos modos de ver e
compreender o mundo.
A televisão provoca, inicialmente,
um impacto emocional, que comove, envolve todos os nossos sentidos, arrepia,
faz rir ou chorar. Nesta fase, não adianta apelar à razão, porque a imagem não
se dirige ao intelecto. Apenas numa segunda fase é possível ao telespectador
refletir criticamente, racionalizar.
Ritmos brasileiros
O Brasil é
conhecido mundialmente pela diversidade de culturas existentes. Cada região
possui uma cultura típica e dentro delas os costumes que fazem a nação de brasileiros ser a mais diversificada do mundo. Comidas, danças,
músicas, trajes e ritmos inúmeros
que representam a tradição de um povo e sua cultura fazem do Brasil um país
rico e diversificado. Parece existir preconceito em relação às atividades que
utilizam música, expressão, emoção, criatividade de movimento, talvez pelo motivo
das aulas de Educação Física serem realizadas em locais abertos, o que pode
causar certa insegurança por parte de alguns alunos.
Existem diversos
tipos de danças, podendo ser individual, em duplas e em grupos. As danças podem
ser praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e também
como competição. Como estudamos anteriormente um exemplo de ritmo é a capoeira uma
arte “marcial” brasileira de origem africana, uma dança-luta, que foi criada e
desenvolvida pelos negros escravizados. Alguns
dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o
forró, o samba de gafieira, o chamamé entre outras.
Os principais ritmos
brasileiros possuem origens
diferentes e concentram-se em locais diferentes, separados pelas regiões do
Brasil: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste, representando esta
diversidade cultural tão presente nos territórios brasileiros.
Principais ritmos brasileiros do Norte
A região norte do Brasil possui muitos costumes e ritmos provenientes das culturas dos escravos e de todos os presentes no contexto histórico brasileiro desde 1700. Muitas danças típicas surgiram naquela época e as de mais destaque são: marujada, cirandas e o carimbó.Principais ritmos brasileiros do Nordeste
A região nordeste
foi o berço da colonização portuguesa e também da exploração de materiais e
matérias-primas. É conhecida também pelas danças e ritmos brasileiros que são
marcantes e muito conhecidos como o frevo, maracatu, xaxado, bumba-meu-boi,
tambor-de-crioula e o forró.
Os principais ritmos brasileiros do Centro Oeste
A região
Centro-Oeste é uma miscigenação de paulistas, mineiros, indígenas, gaúchos,
paraguaios e bolivianos. Alguns dos ritmos brasileiros mais marcantes no
território centro oeste são: cururu, polca paraguaia, chamamé, rasqueado,
catira e o sertanejo.
Principais ritmos brasileiros do Sudeste
A região sudeste
é considerada a mais importante do Brasil. Possui quatro estados considerados grandes
potências e consequentemente, muitas culturas. Os ritmos presentes nesta região
são muito conhecidos: Bossa Nova, samba, choro, lundu e pagode.
Principais ritmos brasileiros do Sul
A região sul
concentra muitos habitantes de colônias alemãs, italianas, ucranianas e
polonesas, que influenciam diretamente nos principais ritmos dos habitantes da
região sul. Entre os principais estão: fandango, vanerão, milonga, e a chula.
RITMOS
MUNDIAIS
É
surpreendente saber que já na pré-história os homens das cavernas já emitiam os
primeiros sons e criavam instrumentos musicais parecidos com os atuais tambores
e xilofone. Hoje em dia os ritmos diferem de cultura para cultura e de país
para país, bem como também são direcionados para diversas faixas etárias e
diferentes grupos de indivíduos. Podemos observar alguns ritmos conforme a
tabela a seguir:
Latinas
|
Outras
|
- Merengue - Cumbia
- Calipso - Tango argentino
- Milonga - Bolero
- Salsa - Cha-Cha-Cha
|
- Zouk - Polca
- Valsa - Rap
- Charleston - Flamenco
|
ATIVIDADES EXPRESSIVAS E A MÍDIA
Numa sociedade influenciada ao consumismo, o corpo
também é vendido e comprado. É objeto de consumo e para consumo. É uma maneira
de marcar o poder nas relações sociais, de ser aceito e admirado. O culto ao
corpo é fomentado pela mídia e pelos discursos de médicos e especialistas que
mencionam a importância de mantê-lo em forma, posicionando a gordura como
doença neste momento vivido.
Além das
mídias tradicionais, como: televisão, jornais e revistas, atualmente as
"ferramentas de mídias sociais" estão sendo muito utilizadas como sistemas
online, projetados para permitir a interação social a partir do
compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos
formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa,
baixando a praticamente zero o custo de produção. Esta interação e a maneira na
qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que
compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento
de mundo.
Algumas ações têm buscado implementar o papel da
mídia na divulgação e manutenção de propostas de saúde, relacionada ao estilo
de vida ativo. O uso de tecnologias, como Internet, ainda necessitam de maior
dinamismo, principalmente na interação entre o usuário e as informações dos
sites, principalmente na aplicabilidade e
informações que possam criar estímulo para a
mudança de comportamento. Por outro lado, o jornalismo científico tem permitido
uma abertura de fronteiras para profissionais da saúde e tecnologias na
divulgação dos avanços científicos, principalmente pelo aprendizado na
comunicação científica para a população, embora a ”tradução” dos novos paradigmas
da relação atividade física e saúde ainda não estejam completamente explorados.
expressividade humana – “homem não chora”
Atividades rítmicas e
expressivas inclui as manifestações da cultura corporal que têm como características
comuns à intenção de expressão e comunicação. O desenvolvimento e
aperfeiçoamento do mesmo torna-se muito importante, pois o ser humano é
dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida
diária, profissional, desportiva e de lazer. Na sociedade contemporânea a dimensão corporal
assegura a verdade sobre os sujeitos e o sucesso ou fracasso do indivíduo é
simbolicamente relacionado ao “formato” e aparência que o corpo exibe.
É uma característica própria do ser humano
expressar-se através do choro. Como pode o ser humano não chorar, se isso é inerente
a nossa espécie, se analisarmos melhor veremos que o ser humano não escapa das
leis da natureza. O senso comum nesse ponto de vista toma por verdade, e a
coletividade acredita nisso, que homem, enquanto gênero, não chora.
Desde que nascem os homens são condicionados a não
exteriorizar seus sentimentos e supostamente em nome dessa “força” todas as
adversidades enfrentadas. Outra observação que fazemos é que foi “permitido”
aos homens chorarem somente em momentos de grandes perdas, como por exemplo: na
morte de um ente querido, um atentado, o nascimento do primeiro filho.
Também
destacamos os ditos “corações de pedra” que nunca choram, isso pode ocorrer
devido a Alexitimia, à palavra provém do grego, onde A indica
ausência, lexis é palavra e timia, emoção e diz respeito à
marcante dificuldade em verbalizar emoções e descrever sentimentos, bem como
sensações corporais. Um dos principais sintomas é a confusão entre sensações e sentimentos.
O alexitímico costuma relacionar suas sensações físicas aos seus sentimentos.
Por exemplo, após sofrer um duro golpe emocional, o alexitímico irá reclamar de
dor de cabeça ou fadiga, mas não saberá relatar de forma clara o que realmente
sentiu.
Os homens têm dificuldade em
admitir que choram, mas quando falam sobre isso, descobrimos que choram, muitas
vezes, pelo mesmo motivos que as mulheres, seja tristeza ou alegria. Por
injustiça ou amor. Por saudade e morte. Como a vitória do seu clube no
campeonato de futebol. Chorar é sempre sinal de emoção, de sensibilidade e até
de um riso descontrolado.
Embora as emoções sejam desde há muito consideradas
uma imagem marcante das mulheres, os homens também falam dos seus sentimentos e
também descrevem as suas experiências emocionais. Enquanto as mulheres parecem
estar naturalmente mais cientes das suas emoções, os homens têm que
processá-las.
Se uma pessoa não se desenvolver na sua plenitude
de alguma forma e não aprender a trabalhar com as suas emoções, então passa a
ser uma sombra, uma pequena versão truncada de si própria. Então, será só uma
questão de tempo até que o castelo de cartas que essa pessoa passou a ser se
desmorone. Liberte-se do stress e da raiva através de uma vida ativa,
praticando diariamente exercícios físicos.
Bibliografia
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